Atendimento 0800 081 1818 | Comercial (81) 3256.6421 | comercial@parvilocadora.com.br

Blog

19 de agosto de 2016

Saiba quais são as etapas para tirar a primeira habilitação.

Parvi Locadora

carteirademotorista

No Brasil, é possível tirar a carteira de motorista ao completar 18 anos de idade. Existem várias fases para validar a aptidão à direção que precisam ser cumpridas. Confira abaixo as etapas do processo.

1ª etapa: procurar o Detran local para levar a documentação necessária e dar entrada no pedido da primeira habilitação. A visita ao Detran deve ser agendada previamente e nela serão realizados os agendamentos dos exames médico e psicológico, bem como o pagamento das taxas.

2ª etapa: realizar os exames conforme orientado na visita ao Detran. 

3ª etapa: pegar o laudo dos exames e agendar o curso teórico em um centro de formação de condutores (auto-escola). Ao fim do curso o CFC irá agendar o exame teórico.

4ª etapa: realizar o exame teórico.

5ª etapa: após aprovação no exame teórico, solicitar início das instruções práticas ao CFC que irá solicitar ao Detran a Licença de Aprendizagem (LADV) para dar início às aulas práticas.

6ª etapa: realizar as aulas práticas e ao fim do curso a CFC irá agendar o exame prático.

7ª etapa: realizar o exame prático.

8ª etapa: após aprovação no exame prático, procurar o Detran para retirar a habilitação temporária, chamada de Permissão para Dirigir (PPD), que tem validade de 1 ano.

O processo é necessário para o aprendizado das teorias e leis de trânsito bem como para o aprendizado das técnicas. A dedicação em cada etapa é importante para a prática de uma direção consciente e prudente.